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Como posso aderir ao Cartão Farmácias Portuguesas?

A adesão ao Cartão Farmácias Portuguesas pode ser feita através do preenchimento do formulário de adesão disponível em todas as Farmácias aderentes ou na área Aderir ao Cartão.

Como se reconhece uma Farmácia aderente?

As Farmácias aderentes exibem a marca Farmácias Portuguesas (uma nova Cruz Verde e nova decoração de montra). A listagem actualizada das Farmácias aderentes está disponível no site do Programa, em www.farmaciasportuguesas.pt ou, se pretender, poderá saber qual a Farmácia aderente mais perto de si ligando o 707 273 273.

Existe a possibilidade de subscrever cartões adicionais?

Não, o Cartão Farmácias Portuguesas é individual e personalizado. Ou seja, cada cartão é associado a apenas uma única pessoa.

PNV – (quase!) 100 anos de BCG

 

A tuberculose é causada por uma bactéria – Mycobacterium tuberculosis, que afeta principalmente os pulmões. Neste caso, a doença tem como principais manifestações tosse, febre, suores noturnos e perda de peso.

Em Portugal, esta é, atualmente uma realidade consideravelmente controlada – estamos perante uma doença, por norma, curável, com tratamento acessível e passível de prevenir, nomeadamente através da vacina BCG (Bacille Calmette-Guérin). Esta vacina esteve integrada, durante vários anos e de forma universal, no Programa Nacional de Vacinação (PNV). O PNV está em constante reformulação e, por esse motivo, na sua última atualização – PNV 2017 –, a BCG passou a ser aconselhada apenas para grupos de risco.

Esta decisão assenta no facto de se considerar que Portugal apresenta baixo risco de infeção. Nestes casos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recomendam a vacinação exclusiva dos grupos de risco.

Deste modo, hoje, no nosso país, a BCG é recomendada para crianças com mais de 2 Kg de peso, precocemente, e até aos 6 anos de idade, sem registo ou cicatriz vacinal, que:

  • Venham de países com elevada incidência de tuberculose;
  • Sejam próximas de indivíduos com tuberculose (que tenham terminado o processo de rastreio);
  • Tenham terminado o esquema de profilaxia (prevenção) ou tratamento da doença;
  • Possuam pais ou indivíduos próximos com dependência de álcool ou drogas, com infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (SIDA) – após exclusão da infeção –, ou provenientes, nos últimos 10 anos, de países com elevada incidência de tuberculose.
  • Pertençam a comunidades com elevado risco de tuberculose;
  • Viajem para países com elevada incidência de tuberculose.
Como é que funciona o Cartão Saúda?

O Cartão Saúda permite a acumulação de pontos na aquisição de determinados serviços e produtos que não sejam Medicamentos Sujeitos a Receita Médica, na relação de 1 € = 1 ponto. Permite ainda a acumulação de 1 ponto extra na primeira compra do dia, desde que superior a €3.

Estes pontos podem ser utilizados para rebater diretamente em serviços ou produtos de Saúde e Bem-Estar, assim como Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, constantes do Catálogo de Pontos Saúda. Deste Catálogo constam produtos que estão valorizados exclusivamente em pontos.

Os pontos acumulados podem ainda ser trocados por vales de dinheiro que servem para pagar a conta da Farmácia, na seguinte proporção:

  • 50 pontos = 2 €;
  • 120 pontos = 5€;
  • 230 pontos = 10€;
  • 440 pontos = 20€.
Como posso aderir ao Cartão Saúda?

A adesão ao Cartão Saúda pode ser feita através do preenchimento do formulário de adesão disponível em todas as Farmácias aderentes ou na área “Aderir ao Cartão” do site, ou ainda na App das Farmácias Portuguesas.

Existe ainda a possibilidade de aderir na sua Farmácia Portuguesa facultando os seus dados ao seu Farmacêutico. Neste caso, o seu cartão Saúda ficará ativo, quer para acumulação de benefícios, quer para utilização desses mesmos benefícios, desde o momento em que tiverem sido preenchidos os dados obrigatórios.

Posso continuar a utilizar o meu atual cartão Farmácias Portuguesas?

Sim.

O cartão Farmácias Portuguesas continuará a funcionar nas Farmácias e assume todas as novas funcionalidades do Programa Saúda.

Como se reconhece uma Farmácia aderente ao Programa Saúda?

Todas as Farmácias aderentes ao programa Saúda são Farmácias Portuguesas. Neste sentido, as Farmácias aderentes exibem a marca Farmácias Portuguesas (Cruz Verde com um círculo inclusivo à volta, mas também uma decoração de montra específica). Os símbolos do universo Saúda estão presente na sua Farmácia de forma inequívoca através dos pictogramas “Saúde” (coração azul escuro), “Equilíbrio” (sol laranja), “Vitalidade” (lótus amarelo) e “Boa Disposição” (smile azul claro).

Poderá saber qual a Farmácia aderente mais perto de si através deste motor de busca ou ligando para a linha de apoio ao cliente Saúda: 707 273 273.

Se me esquecer do cartão Saúda em casa posso acumular, rebater pontos ou utilizar vales?

Poderá ter o seu cartão Saúda sempre disponível na App Farmácias Portuguesas. Ainda assim, é possível ser identificado na sua Farmácia pelo seu número de telemóvel ou pelo número de Cartão do Cidadão, o que lhe permite continuar a acumular pontos. A operação de rebate, pontos e vales, só é possível com a apresentação do cartão Saúda, exceto se o cliente tiver o seu n.º de cartão associado a uma ficha da Farmácia.

Existe a possibilidade de subscrever cartões adicionais?

Não, o Cartão Saúda é individual e personalizado. Ou seja, cada cartão é associado a uma única pessoa.

No entanto, o novo Programa Saúda permite a associação de cartões numa Conta Família, em que todos os elementos acumulam pontos em conjunto e todos podem utilizar todos os pontos disponíveis.

Como é que funciona uma Conta Família?

Todos os membros de uma Conta Família acumulam pontos nas compras de Produtos de Saúde e Bem-Estar ou Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica, na proporção 1 € = 1 ponto. Estes pontos passam a constar de uma única conta, comum aos membros Saúda que pertencem a essa “Família”.

Qualquer membro pode depois utilizar todos os pontos disponíveis, sem qualquer restrição.

E os vales, numa Conta Família, também podem ser usados por todos os membros da Família?

Os vales são pessoais e ficam associados à conta cartão Saúda do elemento da Família que trocou os pontos por vales.

Apenas os pontos são partilhados na Conta Família.

Como posso constituir uma Conta Família?

Diretamente na área reservada do site www.farmaciasportuguesas.pt, convidando outros membros do programa Saúda para se juntarem a si, ou identificando-se numa Farmácia Aderente juntamente com os membros que desejam constituir esta Conta Família. É um processo simples e fácil.

Será apenas necessário identificar qual o cartão Saúda que assume o papel de “Chefe de Família”. Os números de cartões Saúda de cada um dos membros mantêm-se.

Uma conta Família pode agregar até 20 membros.

Quais são as obrigações e direitos do “Chefe de Família”?

O chefe de família é responsável por aceitar a entrada de membros para a Conta Família. Qualquer cartão Saúda é potencialmente um chefe de família, exceto quando se associa a uma conta onde já existe um chefe de família identificado.

De resto, o cartão do chefe de família funciona de forma exatamente igual à dos outros membros do cartão Saúda.

Em que Farmácias posso utilizar o meu Cartão Saúda?

O Cartão Saúda pode ser utilizado em qualquer uma das Farmácias aderentes. Poderá saber qual a Farmácia aderente mais perto de si nesta página, ou ligando para a linha de apoio ao cliente Saúda: 707 273 273.

Como devo proceder para alterar os meus dados?

Através da linha de apoio ao cliente Saúda: 707 273 273

Em caso de extravio ou perda do Cartão, o que devo fazer?

Deverá solicitar, através da linha de apoio ao cliente Saúda (707 273 273), o cancelamento do seu Cartão e solicitar a emissão de uma segunda via, indicando os seus elementos de identificação.

O Cartão deixou de funcionar. O que devo fazer?

Neste caso, deverá ligar para a linha de apoio ao cliente Saúda (707 273 273) e indicar qual o problema com o seu cartão. Depois da análise da situação, será contactado para o informar da resolução.

Site Farmácias Portuguesas

Como posso saber qual a Farmácia aderente mais próxima do meu local de trabalho ou domicílio?

Pode fazê-lo através do motor de busca disponível no site do Programa em www.farmaciasportuguesas.pt ou ligando para a linha 707 273 273.

Como posso saber qual a Farmácia aderente mais próxima do meu local de trabalho ou domicílio?

Através do motor de busca disponível na APP Farmácias Portuguesas, no site www.farmaciasportuguesas.pt ou ligando para a linha de apoio ao cliente Saúda: 707 273 273.

Compre nas Farmácias Portuguesas com MB Way e ganhe um carro novo!

 

De 11 a 30 de novembro, todos os utilizadores de MB WAY que fizerem compras físicas ou online com MB WAY (QR CODE, NFC, ou número de telemóvel), estão habilitados a levar para casa um Toyota Corolla HB 1.8 Hybrid SQUARE novo! Já sabe que quantas mais compras fizer, mais hipótese tem de ganhar!

TERMOS E CONDIÇÕES DA CAMPANHA:
• Cada compra feita com MB WAY através de QR Code, NFC e Número de telemóvel de valor igual ou superior 1€ constitui uma entrada num sorteio de um carro (Toyota Corolla HB 1.8 Hybrid SQUARE Collection)
• As compras MB WAY podem ser feitas tanto online como offline
• Para efeitos do sorteio, existe um limite de 20 compras por dia durante a duração da campanha
• O vencedor do sorteio será anunciado num livestream nas nossas redes sociais, com data a determinar
• Esta campanha decorre entre o dia 11 de Novembro de 2019 e 30 de Novembro de 2019, sendo o vencedor anunciado no mês de Dezembro

Vertente Fidelização

Quando posso começar a acumular pontos?

Imediatamente após a entrega do formulário de adesão na Farmácia, no qual também lhe é disponibilizado o seu cartão. No entanto, só poderá rebater os pontos acumulados quando os seus dados forem registados no sistema.

Quando posso começar a acumular pontos?

Imediatamente após a entrega do formulário de adesão na Farmácia, em que lhe é disponibilizado o seu cartão. No entanto, só irá poder rebater os pontos acumulados quando os seus dados forem registados no sistema.

Caso opte por facultar diretamente os seus dados na sua Farmácia, então o seu cartão ficará ativo, quer para acumulação de benefícios, quer para utilização desses mesmos benefícios.

Como se processa a atribuição dos pontos?

Os pontos são atribuídos no ato da compra, em função do valor total da mesma (excluindo Medicamentos Sujeitos a Receita Médica), com base no rácio de 1 € = 1 ponto.

Além disso, ao visitar a sua Farmácia, poderá obter mais 1 ponto de frequência, independentemente do tipo de produtos que adquirir, desde que a sua compra seja superior a 3 €. Esta oferta é limitada à 1.ª compra do dia efetuada por cada cliente.

Podem existir mecânicas promocionais em colaboração com a sua Farmácia ou com os Fabricantes, que lhe podem transmitir benefícios adicionais.

Esteja atento à sua caixa de correio, conta de e-mail ou telemóvel!

Em que produtos podem ser rebatidos os pontos?

Os pontos acumulados no seu Cartão podem ser rebatidos em serviços ou produtos constantes do Catálogo de PONTOS do Programa.

Os pontos acumulados podem ainda ser trocados por vales de dinheiro que servem para pagar a conta da Farmácia, na seguinte proporção:

  • 50 pontos = 2 €;
  • 120 pontos = 5€;
  • 230 pontos = 10€;
  • 440 pontos = 20€.
Posso utilizar vários vales para pagar uma mesma conta?

Sim.

Os vales são cumulativos e podem ser utilizados em todas as combinações possíveis para pagar uma mesma conta, desde que tenha pontos suficientes para o fazer.

Caso decida utilizar um vale para pagar uma conta de valor inferior ao valor do vale, recebo troco?

Não, a utilização de vales não dá direito a troco.

É sempre uma decisão de cada aderente ao Cartão Saúda utilizar, ou não, o vale para pagamento da sua conta.

Quando utilizo vales para pagar uma conta acumulo pontos Saúda?

Sim, mas não no valor que é pago pelo vale, pelo que depende sempre da conta a pagar.

Para efeitos de atribuição de pontos, o vale de dinheiro é utilizado em primeiro lugar nos Serviços e Produtos de Saúde e Bem-Estar (PSBE’s), nos Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica (MNSRM) e, por último, nos Medicamentos Sujeitos a Receita Médica (MSRM).

Por exemplo, caso tenha uma conta de 10 € de PSBE’s mais 10 € de MSRM e opte por utilizar um vale de 5 €, apenas terá direito a receber 5 pontos pelo remanescente do valor de PSBE’s que não foi pago com a utilização do vale. Terá ainda direito ao ponto de frequência no caso de se tratar da primeira compra do dia superior a 3€.

Como posso saber quantos pontos tenho no meu cartão?

Em qualquer Farmácia aderente, também na Área Reservada da APP ou, ainda, no site Farmácias Portuguesas.

Sempre que realiza uma compra na Farmácia em que se identificou com o seu cartão Saúda, recebe no talão-recibo a informação do seu saldo de pontos (individual ou da sua família).

Em caso de extravio ou perda do Cartão, o que acontece aos pontos acumulados até então?

Neste caso, deverá ligar para a linha de apoio ao cliente Saúda (707 273 273) e identificar-se de forma inequívoca para receber uma segunda via do cartão e recuperar os seus pontos.

Os pontos vão estar sempre disponíveis no cartão ou têm um prazo de validade?

Os pontos acumulados têm uma validade de um ano contado a partir do último dia do mês em que foram concedidos. Por exemplo, os pontos concedidos em Maio 2019 serão válidos para rebate até 31 de Maio 2019.

Caso opte por trocar os seus pontos por vales de dinheiro no site farmaciasportuguesas.pt ou na sua farmácia, saiba que este vales têm também a validade de um ano.

Existe a possibilidade de subscrever cartões adicionais?

Não, o Cartão Farmácias Portuguesas é individual e personalizado. Ou seja, cada cartão é associado a apenas uma única pessoa.