Mulher
  • O que é a ovulação? Como saber se estou a ovular?
    A ovulação corresponde ao processo de libertação do óvulo (célula sexual feminina) maduro e é um dos pressupostos necessários à fecundação.
  • O que é a Fibromialgia?
    A fibromialgia é uma doença crónica que causa dor cuja intensidade tem impacto na qualidade de vida das pessoas afetadas tornando-se, por vezes, incapacitante.
  • O que é a anorexia?
    A anorexia corresponde à diminuição ou ausência de apetite. Esta diminuição de apetite pode ter diferentes causas, sendo de destacar algumas doenças, como gripe e pneumonia e a toma de determinados medicamentos, como alguns tipos de antidepressivos.
  • Tiroide – Sinais de alarme
    A tiroide é uma pequena glândula, com cerca de 5 centímetros de diâmetro, situada no pescoço imediatamente abaixo da zona da “maçã de adão”.
  • Quando e como deve fazer o autoexame da mama?
    As mamas são um dos símbolos femininos mais marcantes de sedução e sexualidade. Ao longo dos anos sofrem várias alterações (tamanho, forma, consistência…) devido, principalmente a variações hormonais, normais na mulher. Há, no entanto, um exame que a ajuda a estar atenta a estas alterações, para saber quando deve consultar o médico – o autoexame da mama.
  • Preservativo – o método mais eficaz para evitar a SIDA
    A SIDA (síndrome de imunodeficiência adquirida) é uma doença infeciosa provocada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH). O vírus é transmitido, maioritariamente, através de relações sexuais desprotegidas e ataca o sistema imunitário (responsável pela defesa do organismo), destruindo a nossa capacidade de defesa em relação a muitas doenças.
  • Saúde no Feminino – O que é a dismenorreia?
    Todos os meses são muitas as mulheres que sofrem com dores abdominais, por vezes insuportáveis, que dependendo da intensidade, podem ser acompanhadas por outros sintomas, como náuseas, vómitos, dores de cabeça ou tonturas. Pois bem, a dismenorreia é a dor associada à menstruação e é responsável por grande desconforto durante o ciclo menstrual.
  • Como funcionam os ansiolíticos?
    Já todos nós nos sentimos ansiosos em algum momento, o que é um comportamento normal e humano, mas algumas pessoas sentem ansiedade muito frequentemente e de forma intensa. Nesse caso podemos estar perante um distúrbio mental, que deve ser diagnosticado, tratado e controlado de modo a não ter impacto negativo na qualidade de vida da própria pessoa e dos que a rodeiam.
  • Como funciona a pílula?
    A pílula é um método contracetivo oral que, quando tomada corretamente, apresenta um elevado grau de eficácia. Além do mais, pode ajudá-la a regular os ciclos menstruais e diminuir as cólicas e o fluxo menstrual (quantidade de menstruação).