Cuidados básicos
  • Vitaminas C, D, E e A – Considerações gerais
    As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias, em pequenas quantidades, em processos metabólicos fundamentais para o normal funcionamento do organismo. Em condições normais, o seu aporte faz-se através da ingestão de alimentos.
  • Porque é que ressono?
    Quantas vezes já acordou, ou foi acordado pela sua cara metade, devido ao conhecido “ressonar”?
  • O que é a hipertensão de bata branca?
    Os valores da pressão arterial, vulgarmente chamada de “tensão arterial”, podem, em alguns casos, ser mais elevados quando medidos no consultório ou na farmácia devido à ansiedade desencadeada pela presença do profissional de saúde que vai fazer a medição, e que, habitualmente, usa bata branca, daí o nome: Hipertensão de bata branca.
  • Dores de crescimento
    Em 1823, um médico francês apercebeu-se que um elevado número de crianças apresentava um aumento da frequência de dor nos membros inferiores (pernas e coxas) em determinadas idades e aplicou o termo “dores de crescimento” para as descrever, já que acreditava que estas eram causadas pelo rápido crescimento das crianças.
  • Andropausa – Como “fintar” os sintomas?
    A andropausa define o período da vida de um homem no qual se verifica uma diminuição da hormona testosterona. Esta variação hormonal pode ter impacto no bem-estar e dia a dia do homem.
  • Andropausa, a “Menopausa Masculina” – O que é e como se manifesta?
    A andropausa corresponde ao período da vida do homem equivalente à conhecida menopausa nas mulheres. É verdade, afinal esta mudança hormonal toca a todos!
  • Frio e idosos: como prevenimos a gripe à medida que envelhecemos?
    Quando a temperatura do termómetro baixa, pode aumentar a probabilidade de desenvolver infeções respiratórias, como a Gripe.
  • Rotavírus e Gastroenterite Aguda
    JJá todos, em alguma fase da nossa vida, sofremos com os sintomas de uma gastroenterite aguda (GEA). A GEA, que se caracteriza pela presença de diarreia e vómito, corresponde a uma inflamação generalizada do tubo digestivo e pode afetar pessoas de todas as idades. É mais frequente em crianças, principalmente nos primeiros 2 anos de vida.
  • Azia e indigestão: qual a diferença e o que fazer?
    Alguma vez sentiu uma sensação desconfortável e de enfartamento após as refeições? Dor no estômago, gases e, ocasionalmente, náuseas e vómitos? Normalmente estamos perante um caso de indigestão, uma condição comum que afeta várias pessoas.