Bem-Estar
  • Vitaminas C, D, E e A – Considerações gerais
    As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias, em pequenas quantidades, em processos metabólicos fundamentais para o normal funcionamento do organismo. Em condições normais, o seu aporte faz-se através da ingestão de alimentos.
  • Porque é que ressono?
    Quantas vezes já acordou, ou foi acordado pela sua cara metade, devido ao conhecido “ressonar”?
  • O que é o Zinco e onde se encontra?
    O zinco é um nutriente mineral encontrado em todo o corpo, que tem um papel importante no sistema imunitário e na função metabólica. É igualmente importante para manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, para a visão, e para o crescimento. É também necessário no processo de cicatrização de feridas e intervém também nas sensações de paladar e olfato.
  • Andropausa – Como “fintar” os sintomas?
    A andropausa define o período da vida de um homem no qual se verifica uma diminuição da hormona testosterona. Esta variação hormonal pode ter impacto no bem-estar e dia a dia do homem.
  • Andropausa, a “Menopausa Masculina” – O que é e como se manifesta?
    A andropausa corresponde ao período da vida do homem equivalente à conhecida menopausa nas mulheres. É verdade, afinal esta mudança hormonal toca a todos!
  • Frio e idosos: como prevenimos a gripe à medida que envelhecemos?
    Quando a temperatura do termómetro baixa, pode aumentar a probabilidade de desenvolver infeções respiratórias, como a Gripe.
  • Tiroide – Sinais de alarme
    A tiroide é uma pequena glândula, com cerca de 5 centímetros de diâmetro, situada no pescoço imediatamente abaixo da zona da “maçã de adão”.
  • Rotavírus e Gastroenterite Aguda
    JJá todos, em alguma fase da nossa vida, sofremos com os sintomas de uma gastroenterite aguda (GEA). A GEA, que se caracteriza pela presença de diarreia e vómito, corresponde a uma inflamação generalizada do tubo digestivo e pode afetar pessoas de todas as idades. É mais frequente em crianças, principalmente nos primeiros 2 anos de vida.
  • O que são medicamentos Psicotrópicos?
    Os medicamentos psicotrópicos, psicofármacos ou fármacos psicoativos, são um grupo de substâncias químicas que atuam sobre o sistema nervoso central, afetando os processos mentais e alterando a perceção, as emoções e/ou os comportamentos de quem os consome. São por isso receitados pelo médico para o tratamento de algumas doenças do foro mental.